Silêncio, o que é??
No silêncio da casa, tendo a chuva como única companhia durante minha escrita... delícia...
Comentei no último post que o silêncio pode ter vários significados e decidi recorrer aos Fundamentos Psicanalíticos para comentar... vai perceber como utilizamos esses recursos no nosso dia-dia...
- Simbiótico quando achamos que o outro magicamente saberá das nossas necessidades
- Por bloqueio na capacidade de pensar
- Inibição fóbica por medo de falar "bobagens" e ser mal-interpretado (literalmente fóbico)
- Protesto por não aceitar a reação do outro e assim tenta faze-lo falar mais que você
- Controle na tentativa de testar a paciência do outro ou simplesmente não quer dar informação
- Quem cala é quem detém o poder - "não vou falar" (e não fala mesmo)
- Por frustração, negativismo
- Como comunicação primitiva - o que o silêncio do outro desperta em você??
- Busca pela "capacidade para ficar só"
- Espaço para refletir, fazer correlações, integrar idéias e assim elaborar um conteúdo
O silêncio tão comum em nossas relações pode nos trazer diferentes representações... basta parar um pouco, e pensar naquele momento em que desejou tanto falar mas optou por calar-se ... quais foram suas 'razões'??
E depois de muito tempo calado, se pronuncia... sabendo ou esperando uma reação pré-determinada do outro... é possível?!?
Carpe Diem!
E depois de muito tempo calado, se pronuncia... sabendo ou esperando uma reação pré-determinada do outro... é possível?!?
Carpe Diem!
Comentários
Postar um comentário