Silêncio, o que é??

No silêncio da casa, tendo a chuva como única companhia durante minha escrita... delícia...

Comentei no último post que o silêncio pode ter vários significados e decidi recorrer aos Fundamentos Psicanalíticos para comentar... vai perceber como utilizamos esses recursos no nosso dia-dia... 

  1. Simbiótico quando achamos que o outro magicamente saberá das nossas necessidades
  2. Por bloqueio na capacidade de pensar
  3. Inibição fóbica por medo de falar "bobagens" e ser mal-interpretado (literalmente fóbico)
  4. Protesto por não aceitar a reação do outro e assim tenta faze-lo falar mais que você
  5. Controle na tentativa de testar a paciência do outro ou simplesmente não quer dar informação
  6. Quem cala é quem detém o poder - "não vou falar" (e não fala mesmo)
  7. Por frustração, negativismo
  8. Como comunicação primitiva - o que o silêncio do outro desperta em você??
  9. Busca pela "capacidade para ficar só"
  10. Espaço para refletir, fazer correlações, integrar idéias e assim elaborar um conteúdo
O silêncio tão comum em nossas relações pode nos trazer diferentes representações... basta parar um pouco, e pensar naquele momento em que desejou tanto falar mas optou por calar-se ... quais foram suas 'razões'??
E depois de muito tempo calado, se pronuncia... sabendo ou esperando uma reação pré-determinada do outro... é possível?!?

Carpe Diem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feedback...

Melhor maneira de amar?

Comprrrrrricaaaaadoo