Dando murro em ponta de faca
Difícil separar os significados de teimosia e persistência rss
Penso que muitos se julgam persistentes por considerar "nobre" a motivação e/ou objetivo a ser alcançado, mas será que é??
Dou risada enquanto escrevo pois viajo em minhas recordações... mas antes de qualquer coisa, fui pesquisar no dicionário a diferença entre essas duas palavrinhas.
Teimosia: "Apego obstinado às próprias idéias, gostos."" Teima excessiva; repetida obstinação."
Persistência:"Ato de persistir. / Qualidade do que dura."" Ato de persistir; constância, firmeza, perseverança."
(Dicionário Aurélio e Michaelis - respectivamente)
Parei um instante e pensei nos significados das palavras que as classificaram...
Me fizeram pensar em impulsos, irracionalidades, capricho, narcisismo; as palavras apresentadas para classificar teimosia, e em certo momento da vida é muito comum ouvir que é teimoso - as coisas precisam ser do jeito, na hora, no momento e local em que foi idealizado, caso contrário a frustração "é" intolerável, e quando isso ocorre a pessoa se torna incoerente, tem "pity", fala e escreve sem pensar e depois volta atrás, haja paciência nessas relações humanas... E por trás de tudo isso, bem escondidinho, pode apresentar pessoas inseguras, com baixa auto-estima, ou que se julgam persistentes, decididas e com muito amor próprio mas no final das contas fica tentando aprisionar a pessoa aos seus "caprichos" por não reconhecer o Outro.
O Outro (objeto externo, o não-eu) tem desejo próprio, pensamentos, idéias, sentimentos, objetivos, razões e emoções, etc... na teimosia não se percebe o outro, porque o o próprio desejo, a própria idéia é que predomina (as vezes patológicamente).
Pensamento (nossa, que mistureba de psicologuês hehehe)
E persistência, o que faz pensar e lembrar quando se lê essa denominação?!
Objetivo definido, planejamento, metas, prazos, limites, possibilidades, imprevistos, superação de obstáculos, investimentos (libidinal, financeiro, etc), objetivo alcançado; desejos e sonhos a serem materializados...
Ao final dessa reflexão, vem a mente que teimosia é do campo da emoção e persitência do campo da razão; então elaborar, planejar, traçar metas para alcançar um objetivo não são alvos do coração, mas da razão; e teimar em coisas do coração, é dar murro em ponta de faca...
(não vou agora escrever sobre emoção e razão, talvez em algum outro post rss)
Carpe Diem!
Penso que muitos se julgam persistentes por considerar "nobre" a motivação e/ou objetivo a ser alcançado, mas será que é??
Dou risada enquanto escrevo pois viajo em minhas recordações... mas antes de qualquer coisa, fui pesquisar no dicionário a diferença entre essas duas palavrinhas.
Teimosia: "Apego obstinado às próprias idéias, gostos."" Teima excessiva; repetida obstinação."
Persistência:"Ato de persistir. / Qualidade do que dura."" Ato de persistir; constância, firmeza, perseverança."
(Dicionário Aurélio e Michaelis - respectivamente)
Parei um instante e pensei nos significados das palavras que as classificaram...
Me fizeram pensar em impulsos, irracionalidades, capricho, narcisismo; as palavras apresentadas para classificar teimosia, e em certo momento da vida é muito comum ouvir que é teimoso - as coisas precisam ser do jeito, na hora, no momento e local em que foi idealizado, caso contrário a frustração "é" intolerável, e quando isso ocorre a pessoa se torna incoerente, tem "pity", fala e escreve sem pensar e depois volta atrás, haja paciência nessas relações humanas... E por trás de tudo isso, bem escondidinho, pode apresentar pessoas inseguras, com baixa auto-estima, ou que se julgam persistentes, decididas e com muito amor próprio mas no final das contas fica tentando aprisionar a pessoa aos seus "caprichos" por não reconhecer o Outro.
O Outro (objeto externo, o não-eu) tem desejo próprio, pensamentos, idéias, sentimentos, objetivos, razões e emoções, etc... na teimosia não se percebe o outro, porque o o próprio desejo, a própria idéia é que predomina (as vezes patológicamente).
Pensamento (nossa, que mistureba de psicologuês hehehe)
E persistência, o que faz pensar e lembrar quando se lê essa denominação?!
Objetivo definido, planejamento, metas, prazos, limites, possibilidades, imprevistos, superação de obstáculos, investimentos (libidinal, financeiro, etc), objetivo alcançado; desejos e sonhos a serem materializados...
Ao final dessa reflexão, vem a mente que teimosia é do campo da emoção e persitência do campo da razão; então elaborar, planejar, traçar metas para alcançar um objetivo não são alvos do coração, mas da razão; e teimar em coisas do coração, é dar murro em ponta de faca...
(não vou agora escrever sobre emoção e razão, talvez em algum outro post rss)
Carpe Diem!
Comentários
Postar um comentário